Você sabe o que a ansiedade faz com nosso corpo? – parte II
- Aline Mello

- 14 de abr. de 2023
- 2 min de leitura
Eu sei que a vida não anda nada colaborativa no quesito relaxar. Muito pelo contrário, a cada dia somos bombardeados com mais e mais informações que nos causam angústia e muito stress.
Apesar de tudo o que tem acontecido ao nosso redor, é sim possível tomar algumas medidas que irão nos ajudar a controlar a ansiedade. Segue algumas delas:
Procure organizar sua rotina diariamente. Pode parecer bobagem, mas o simples fato de arrumar a cama, já ajuda o cérebro a entender que estamos nos organizando e vamos seguir a rotina do dia. Além disso, use agenda. Assim você não esquece nenhum compromisso importante e ainda tem a tranquilidade de apenas ter que olhar qual será o próximo compromisso.
Procure entender seus sentimentos e pensamentos. Nossa cabeça pode ser nossa grande aliada ou maior inimiga. Use-a a seu favor. Para isso você precisará de uns momentos para entender o que está pensando e sentindo.
Aprenda a controlar sua respiração. Lembre-se de puxar o ar pelo nariz e soltar pela boca (se possível) mas solte o mais longo possível. Isso ajuda a nos acalmar.
Não se cobre tanto. Sei que temos metas ambiciosas na vida. Mas tem momentos que tudo o que precisamos fazer é abaixar a cabeça e esperar a tempestade passar. Nesses momentos, acalme o coração, recupere as energias e tome fôlego para continuar logo em seguida.
Preste mais atenção à alimentação. Prefira descascar e cortar a abrir embalagens. Esteja atento às bebidas. Evite estimulantes e procure sucos, chás calmantes, principalmente a tarde/noite.
Fuja de cigarro, bebidas alcoólicas e drogas. Na hora são ótimos, mas um de seus efeitos desagradáveis é aumentar quadros de ansiedade.
Pratique atividade física supervisionada. Já está mais que comprovado que exercícios além de serem maravilhosos ao físico liberam endorfinas e serotoninas que trazem sensação de prazer e bem-estar além de ajudar na liberação de melatonina, o hormônio do sono, que propiciará melhores noites de descanso.
Não troque horas de sono por assistir tv ou ficar acordado até tarde no celular ou mesmo em eventos. Isso sobrecarrega seu corpo que não produz a quantidade suficiente de melatonina, levando a pouco ou nenhum relaxamento o que predispõe a aumento nas crises de ansiedade.
Existem sim, formas não medicamentosas de cuidar dos quadros de ansiedade. Principalmente em estágio inicial ou mais leves. Não deixe que seus sintomas piorem. Sempre procure ajuda e siga essas orientações. Você vai ver a mudança acontecer!
Se você ainda tem dúvidas sobre como a mudança de hábitos pode te ajudar a diminuir os sintomas de ansiedade me liga aqui no A1 Studio de Pilates em Londrina e vamos conversar. Terei o maior prazer em te explicar como meu método de trabalho tem feito a diferença na vida de tantas pessoas e, com certeza fará a diferença na sua vida também.

.jpg)




Comentários